Deus abençoe seu dia

Consagração a Nossa Senhora

sexta-feira, 19 de março de 2010

Isaias um oceano de esperanças - Igreja Católica

Isaias um oceano de esperanças.

O profeta Isaias era um oceano de esperanças. Não olha para trás. Olha para o futuro a ser construído por Deus. Deus é a esperança. Tenho a impressão de que ele vivia tanto em Deus que via o mundo no coração de Deus e realizado em Jesus. É o sonho do Paraíso Terrestre que é sempre uma esperança. O profeta anuncia um tempo de renovação total do mundo, sobretudo para os abandonados. Jesus, com sua presença, pregação e milagres, realiza esse paraíso no mundo dos sem esperança. Ele está no meio dos pagãos, na região de Tiro e Sidon. Mostra, assim, que a renovação não se reserva só ao povo de Israel. É aberta a todos.

Proclamamos, hoje, a cura do surdo que falava com dificuldades. Jesus tirou-o do meio do povo, colocou-lhe o dedo nos ouvidos, com a saliva tocou a língua dele. A saliva, tida como curativa, tinha um simbolismo forte: entrar em contato vital com a pessoa do outro. Jesus ao fazer esse gesto significa que o faz por sua natureza. "Ele levantou os olhos ao céu e suspirou". Tira a força do Pai e do Espírito que é o sopro de vida. Deus criou o homem soprando em seu rosto para que seja alma vivente (Gn 2,7). Jesus age no Espírito. Ouvir e falar são dons fundamentais para continuar a missão de Jesus. Ele pede ao miraculado que não conte a ninguém. Por que guardar segredo? Falar de segredo é comum no evangelho de Marcos.

Jesus não queria que confundisse sua presença com um messias curandeiro, político ou coisa assim que seja. Assim ensina em silêncio. Chamamos as pessoas para Cristo e não para uma aparência. Jesus curou pela palavra dizendo em aramaico "Efatá!" que significa: "Abre-te". Quem vai abrir os ouvidos é a força da Palavra de Deus.

Diácono Rivaldo Ferreira
A Igreja é Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.

upload imagens